Grupo de profissionais de várias especialidades vão até bairros carentes para assistir a população
Estudantes de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto criaram o projeto Veredas, que leva atendimento médico a populações vulneráveis. Desde 2017, o projeto atendeu mais de 1.300 pessoas, oferecendo consultas médicas e também óculos doados.
Atendimento em áreas carentes
O projeto atua principalmente no assentamento Mario Argo, em Ribeirão Preto, uma região com difícil acesso a serviços de saúde. A equipe do Veredas trabalha em conjunto com a equipe de saúde local, complementando os serviços já existentes e focando em um atendimento integral à comunidade. A dificuldade de locomoção e a distância dos hospitais e centros urbanos contribuem para que muitas pessoas procurem atendimento médico apenas em situações graves.
Abordagem multidisciplinar e doação de óculos
Além do atendimento médico, o Veredas oferece serviços multidisciplinares, incluindo fisioterapia, nutrição e psicologia. A iniciativa também realiza a distribuição de óculos, atendendo a uma grande demanda reprimida na região. Muitos pacientes atendidos nunca haviam passado por um exame oftalmológico, destacando a importância do trabalho do projeto.
Leia também
Expansão e apoio
O projeto Veredas busca expandir seu alcance e atender outras regiões. Para isso, conta com o apoio de patrocínios e doações, especialmente de armações de óculos. Quem se interessar em contribuir pode entrar em contato através da página do Facebook (Projetos Veredas) ou pelo e-mail [email protected]. O sucesso do projeto demonstra a importância da extensão universitária em levar saúde e bem-estar a comunidades carentes.



