Presidente da fundação, Dulce Neves conversou com a CBN Ribeirão
A Fundação Dom Pedro II está oferecendo aulas gratuitas de instrumento musical e canto através da Academia Livre de Música e Artes. Idealizado por Dulce Neves, o projeto visa preencher uma lacuna na formação musical de jovens talentos em Ribeirão Preto e região.
A Lacuna na Formação Musical
Dulce Neves, em entrevista à CBN Ribeirão, explicou que o projeto surgiu da observação de um grande talento musical na região, aliado à percepção de uma falta de conexão entre os núcleos de formação musical para iniciantes e as oportunidades de nível superior. Muitos jovens, ao terminarem os cursos iniciais por volta dos 13 ou 14 anos, não estão prontos para ingressar em universidades ou seguir uma carreira profissional na música.
O Propósito da Academia Livre de Música e Artes
A Academia Livre de Música e Artes busca suprir essa necessidade, oferecendo ensino avançado e de excelência para jovens talentos. O projeto visa preparar esses estudantes para carreiras acadêmicas e profissionais na área musical. Inicialmente, serão oferecidas aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete e canto solo. A partir de fevereiro de 2015, serão incluídas aulas de dança urbana, ballet e arte dramática, com o objetivo de formar um corpo de baile e uma orquestra jovem dentro da Fundação Dom Pedro II.
Inscrições e Seletiva
As inscrições para a Academia Livre de Música e Artes estão abertas até o dia 5 de atrássto, através do site www.teatropedrosegundo.com.br. É importante ressaltar que as vagas são destinadas a alunos que já possuem alguma formação musical e desejam aprimorar seus conhecimentos. Os candidatos passarão por uma seletiva realizada por profissionais ligados à faculdade de música de Ribeirão Preto.
Com 60 vagas iniciais e a promessa de novas oportunidades no próximo ano, a Academia Livre de Música e Artes se apresenta como um importante passo para o desenvolvimento de talentos musicais na região.



