CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Projeto na Câmara de Ribeirão quer abertura de CPI para apurar os incêndios na região

Proposta foi idealizada pela vereadora Duda Hidalgo (PT); ouça a coluna 'De Olho na Política' com Bruno Silva
CPI incêndios Ribeirão
Proposta foi idealizada pela vereadora Duda Hidalgo (PT); ouça a coluna 'De Olho na Política' com Bruno Silva

Proposta foi idealizada pela vereadora Duda Hidalgo (PT); ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Bruno Silva

Autoridades e moradores de cidades do interior de São Paulo estão preocupados com o aumento de incêndios. Recentemente, uma grande crise causou prejuízos bilionários e problemas de saúde para muitas pessoas. Novas ocorrências estão sendo relatadas, como um incêndio em uma mata na zona leste de Ribeirão Preto, entre os bairros Flamboianza e Ângelo Jurca, e outro próximo à Anguera.

Investigação em Andamento

As investigações sobre os incêndios estão em andamento em todo o estado de São Paulo. Onze pessoas já foram presas, e a Câmara de Ribeirão Preto também se envolverá na apuração dos fatos. Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, 99% das queimadas tiveram intervenção humana, levantando questionamentos sobre a responsabilidade e a gravidade dos atos.

Atuação do Legislativo e Medidas Preventivas

A Câmara de Ribeirão Preto, através de uma comissão de inquérito, pretende investigar os responsáveis e propor medidas preventivas para evitar novos episódios. A discussão sobre a atuação do legislativo versus o poder judiciário na investigação é levantada, com ênfase na necessidade de medidas preventivas e na importância de evitar que a comissão se torne apenas um ato político sem resultados concretos. A pena para crimes relacionados às queimadas é de dois a quatro anos de prisão, considerada baixa por alguns.

Reflexões sobre o Futuro

O debate se estende às questões políticas e climáticas, com a necessidade de repensar o desenvolvimento social e a forma como a sociedade lida com a tecnologia e a produtividade. A indignação se concentra na falta de propostas concretas por parte dos políticos para solucionar o problema, priorizando-se a punição dos culpados em detrimento da prevenção. A urgência em se criar medidas mais eficazes de prevenção e fiscalização é enfatizada, para evitar que tragédias como essas se repitam e se estendam para além das queimadas, incluindo outros problemas crônicos como enchentes e alagamentos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.