Levantamento aponta que 87% das fábricas tem algum trabalho de destinação sustentável de forma completa ou parcial
O setor calçadista brasileiro busca se destacar por meio da sustentabilidade, atendendo à demanda crescente do consumidor. Segundo a Abicalçados, 87% das empresas do setor realizam algum trabalho de destinação ambiental adequada de resíduos, seja parcial ou totalmente. Em Franca, polo calçadista de destaque, as fábricas estão aderindo a essa nova visão de mercado.
Projeto Origem Sustentável: Certificação e práticas ESG
Para incentivar práticas sustentáveis, foi criado o projeto Origem Sustentável, um programa que guia empresas na jornada rumo à sustentabilidade. Por meio de indicadores, o projeto direciona as empresas ao cumprimento de práticas relacionadas aos aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais, visando a sua perenidade. O programa é uma parceria entre a Abicalçados e a Cincal, entidades representativas do setor calçadista e seus fornecedores, e se posiciona como a única certificação ESG voltada para a cadeia produtiva calçadista no Brasil e no mundo.
Sustentabilidade: Mais que o produto, a origem
Christian Schillendheim, gestor de projetos da Abicalçados, destaca que a sustentabilidade vai além de materiais ecológicos no produto final. A ênfase está na criação de negócios sustentáveis e empresas alinhadas aos princípios ESG (Environmental, Social e Governance), garantindo a longevidade do negócio, o impacto social positivo e a preservação ambiental. Embora produtos sustentáveis possam ter um custo maior, a transparência e a confiabilidade da origem do produto são fatores cruciais para o consumidor.
Leia também
Franca e o futuro sustentável
Franca, um dos principais polos calçadistas do Brasil, com cerca de 800 estabelecimentos e produção de 16 milhões de pares de calçados, abraça o projeto Origem Sustentável. Sua forte presença no mercado exportador impulsiona a demanda por práticas sustentáveis, atendendo às exigências internacionais. A adoção de certificações como a Origem Sustentável garante a segurança e a confiabilidade para a geração de negócios, beneficiando tanto as indústrias calçadistas quanto seus fornecedores. A sustentabilidade se configura não apenas como tendência, mas como uma realidade estrutural do mercado, impulsionada pela demanda crescente por práticas responsáveis e visão de futuro.



