Turma do mês de atrássto começa a ter aula nesta terça-feira; nova sala deverá iniciar aulas em setembro
Você já parou para pensar nas dificuldades enfrentadas pelos idosos no dia a dia? Imagine-se com a mobilidade reduzida, a visão turva ou a audição comprometida. Pensando em proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente, o Senac está oferecendo um curso inovador voltado para profissionais que lidam diretamente com essa parcela da população: os porteiros.
A Importância da Capacitação
Lúcia Genovesco, coordenadora da área de administração do Senac, ressalta a importância da capacitação para quem lida com idosos. Segundo ela, muitos porteiros e recepcionistas estão acostumados a interagir com jovens e precisam desenvolver um entendimento mais profundo sobre as necessidades e particularidades da terceira idade. “Falta o entendimento da pessoa com a idade já avançada”, afirma Lúcia.
Empatia na Prática: Simulações e Vivências
O curso do Senac vai além da teoria, proporcionando aos participantes a oportunidade de vivenciar na prática as dificuldades enfrentadas pelos idosos. Através de simulações com baixa visão e o uso de pesos para simular a lentidão e a dificuldade de locomoção, os alunos são convidados a se colocar no lugar do outro. “Só se colocando no lugar do outro, a gente percebe a diferença na agilidade, a diferença na postura”, explica Lúcia.
Leia também
- Idoso maus-tratos ituverava: Idoso de 78 anos é resgatado de situação de maus-tratos em casa onde morava com o filho
- CAC atira acidentalmente contra amigo e, em choque, atira contra si mesmo em Santo Antônio da Alegria
- Suspeito de assassinar idosa no Cidade Jardim é preso; homem é amigo do filho da vítima
Porteiro: Um Amigo e um Elo Social
Em muitos casos, o porteiro se torna uma figura central na vida do idoso, sendo o principal ponto de contato e até mesmo um amigo. Lúcia ressalta que muitos idosos moram sozinhos e encontram no porteiro um rosto familiar e um apoio no dia a dia. “Quem é a pessoa mais próxima no dia a dia? É o porteiro. É aquela pessoa que vê ele chegar, vê ele sair, vê com quem ele está conversando”, completa.
Com turmas abertas, o curso representa uma oportunidade para aprimorar o atendimento e promover o bem-estar dos idosos, transformando porteiros em verdadeiros aliados da terceira idade.