Ouça mais informações no ‘Giro do Agro’ desta sexta (25), com a Gleice Lira
De resíduo a joia: borra de café ganha nova vida
Uma parceria inovadora entre um grupo cafeiro, uma designer de produtos e um biólogo está transformando a borra de café, um resíduo comum, em joias e objetos de decoração. Mais de 60 itens são criados a partir desse material que, antes, muitas vezes era incinerado.
Sustentabilidade e economia criativa
A iniciativa surgiu da busca por soluções sustentáveis para lidar com os resíduos gerados na produção e consumo de café. A designer Ana Carato, ao apresentar seu projeto de reaproveitamento da borra, encontrou no grupo cafeiro um parceiro ideal. A parceria resultou em uma linha de produtos que alia beleza e sustentabilidade, fomentando a economia criativa.
Resultados positivos e expansão
O grupo cafeiro atrásra separa a borra de sua produção e incentiva seus clientes a fazerem o mesmo. Os produtos criados a partir da borra de café são vendidos no e-commerce da empresa, mostrando o sucesso da iniciativa. A transformação de um resíduo em matéria-prima para peças artesanais demonstra o potencial de soluções criativas e sustentáveis no agronegócio.
Leia também
Essa iniciativa bem-sucedida demonstra como a inovação e a parceria podem transformar resíduos em oportunidades, gerando produtos de valor e contribuindo para um futuro mais sustentável. A transformação da borra de café em peças artesanais é um exemplo inspirador de economia circular e criatividade no setor do agronegócio.