Texto está em tramitação no Congresso Nacional; ouça a coluna ‘CBN Mulher’ com Heloisa Zaruh
Projeto de Lei quer tirar CNH de homens condenados por violência contra a mulher no trânsito
Um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional prevê a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de homens condenados por violência contra a mulher no trânsito. A proposta, aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, visa coibir o uso do veículo como arma em casos de agressão.
Recuperação da CNH
Para recuperar a CNH, o condutor precisará participar de um programa de recuperação e reeducação. Após a avaliação, será definido se ele tem condições de ter o documento de volta e o direito de dirigir restaurado. O projeto também foi encaminhado para as comissões de Viação e Transportes e Constituição e Justiça e de Cidadania para análise.
Contexto social do problema
A proposta busca enfrentar um problema social grave no Brasil: o uso do carro como arma por homens que agridem mulheres, muitas vezes em contextos de término de relacionamento ou discussões. O projeto demonstra a preocupação com a violência doméstica e a necessidade de medidas que protejam as mulheres.
Leia também
- Projeto prevenção queimaduras violência doméstica: Projeto da Unidade de Queimados do HC busca prestar apoio a mulheres vítimas de violência
- Senado aprova projeto que aumenta pena de crimes de violência psicológica contra mulher usando IA
- Ricardo Silva veta projeto que visa substituir sinais sonoros de escolas municipais por música
O projeto segue em tramitação no Congresso Nacional, e a CBN Mulher continuará acompanhando seu andamento e informando sobre as novidades. Acompanhe a CBN Mulher para ficar por dentro de tudo que acontece no universo feminino.



