GCM ficará responsável pelo monitoramento; corporação também ganhou três viaturas, oito motocicletas, além de um drone
Ribeirão Preto inaugurou a Central de Monitoramento por Câmeras, segunda fase do programa Guardiões da Cidade, com investimento de R$ 3.200.000,00 em 22 novas câmeras instaladas em dez pontos estratégicos.
Monitoramento em Tempo Real e Alta Resolução
As imagens são monitoradas 24 horas por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) treinados pela Codep, utilizando câmeras 360 graus e câmeras do sistema Detecta. As câmeras 360 graus fornecem imagens em tempo real de alta resolução, enquanto as câmeras Detecta atuam como um cerco eletrônico, identificando veículos com irregularidades, como roubos e furtos, facilitando a ação policial.
Integração entre Forças Policiais e Resposta Rápida
O sistema de monitoramento é compartilhado com a Polícia Militar e a Polícia Civil, garantindo agilidade no atendimento a ocorrências. A central identifica a viatura mais próxima para resposta rápida, otimizando o tempo de resposta. As câmeras também auxiliam no trabalho preventivo, com instalação em locais estratégicos como o terminal urbano de ônibus.
Leia também
Expansão do Programa Guardiões da Cidade
A instalação da central de monitoramento representa a terceira fase do programa Guardiões da Cidade, que prevê um total de 124 câmeras. O programa abrange toda a cidade, incluindo zonas norte, sul, leste e oeste, contribuindo para a melhoria da segurança pública e reforçando o trabalho integrado das forças policiais. A iniciativa demonstra um investimento contínuo em tecnologia e capacitação profissional para garantir a segurança da população ribeirão-pretana.



