CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projetos para manter a ‘Maria Fumaça’ em Ribeirão Preto não avança

Uma das entidades que estava interessada na manutenção do monumento na cidade desistiu das negociações com a Prefeitura
Maria Fumaça Ribeirão Preto
Uma das entidades que estava interessada na manutenção do monumento na cidade desistiu das negociações com a Prefeitura

Uma das entidades que estava interessada na manutenção do monumento na cidade desistiu das negociações com a Prefeitura

Ribeirão Preto corre o risco de perder a locomotiva Maria Fumaça para outra cidade. Após uma polêmica no ano passado, quando a locomotiva quase foi levada para Salto, a cidade conseguiu uma liminar para impedi-la de ser removida. No entanto, um projeto para a destinação do equipamento histórico ainda não foi apresentado.

Prazo Perdido e Falta de Projeto

A prefeitura de Ribeirão Preto perdeu o prazo para cadastrar um projeto no Sistema de Convênios (Siconv) do governo federal, que disponibilizaria verba para a restauração e destinação turística da Maria Fumaça e de outras locomotivas. A Secretaria de Turismo não realizou o cadastro pela internet, comprometendo a obtenção dos recursos. Até o momento, nenhum projeto foi apresentado, deixando a locomotiva em situação de risco.

Desistência de Parceria e Novos Rumos

A entidade Convenxum, que havia demonstrado interesse no projeto de restauração da Maria Fumaça, desistiu da parceria com a prefeitura devido à perda do prazo para o cadastro do projeto no Siconv. Apesar disso, o secretário de Turismo afirma que a secretaria ainda recebe propostas de projetos. O Instituto do Trem, de Ribeirão Preto, também demonstra interesse, mas ainda não apresentou seu projeto. A situação jurídica da locomotiva, que estava em processo judicial, teve uma decisão liminar para mantê-la na cidade, mas a ação continua em andamento.

O Futuro da Maria Fumaça em Ribeirão Preto

A situação da Maria Fumaça permanece incerta. Embora haja interesse em preservar a locomotiva e integrá-la a um projeto turístico, a falta de um projeto concreto e a perda de prazos comprometem a sua permanência em Ribeirão Preto. A responsabilidade pela preservação do equipamento histórico recai sobre a articulação entre o poder público e entidades privadas, para que se viabilize um projeto de restauração e aproveitamento turístico da locomotiva. A ausência de ação efetiva pode resultar na perda definitiva da Maria Fumaça para outra cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.