CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Promotoria de Franca pede bloqueio de bens de acusados de desviar verba que seria usada na construção de creches

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
bloqueio de bens
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Após a admissão do secretário municipal de planejamento urbano de Franca, Nicola Russano, sobre a cobrança indevida de R$ 565 mil nas obras de quatro creches públicas, a promotoria agiu, determinando o bloqueio de bens de todos os envolvidos no suposto esquema de corrupção.

Os Envolvidos no Esquema

Entre os nomes envolvidos, estão a empreiteira FFC Engenharia e Construção, os empresários Jonathan Roberto Fonseca, José Eduardo Correia e Mauro Pimentel Lima, além dos fiscais da prefeitura Leandro Coelho Silva Freitas e Gilles Cilene Leite Nicolau Silva. Segundo o promotor Paulo César Borges, todos teriam recebido propina para participar do esquema.

Como Funcionava o Esquema

As investigações apontam para a promessa de pagamento de propina aos fiscais, com valores girando em torno de 20% dos aditamentos. O engenheiro da empreiteira FFC, responsável pelas construções da prefeitura, também está sob investigação. Os fiscais teriam recebido cerca de R$ 8 mil para realizar medições incorretas nos terrenos, garantindo o aditamento das obras e, consequentemente, o superfaturamento dos prédios.

Próximos Passos da Investigação

A promotoria não descarta o envolvimento de outras pessoas no esquema e pretende avaliar a compatibilidade entre os bens adquiridos pelos investigados e suas respectivas rendas. O objetivo é apurar e determinar os responsáveis pelas irregularidades cometidas. As creches, localizadas nos bairros Jardim Lúcia, Jardim Guanabara, Palermo City e Quinta do Café, deveriam ter sido entregues em julho do ano passado, mas ainda não foram concluídas.

A promotoria descobriu que os canteiros de obra estavam abandonados e que a construtora havia recebido valores por serviços não realizados. Um engenheiro envolvido na obra prestará esclarecimentos na promotoria de Franca. As investigações seguem em andamento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.