CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Promotoria de São Joaquim da Barra investiga denúncia de nepotismo

Prefeito Wagner José Chimit nomeou esposa para cargo comissionado com maior salário da prefeitura da cidade
nepotismo São Joaquim da Barra
Prefeito Wagner José Chimit nomeou esposa para cargo comissionado com maior salário da prefeitura da cidade

Prefeito Wagner José Chimit nomeou esposa para cargo comissionado com maior salário da prefeitura da cidade

A Promotoria de São Joaquim da Barra investiga denúncia de nepotismo contra o prefeito Wagner José Schmitt, que nomeou sua esposa, Marilda Dias de Azevedo, para um cargo comissionado de alto salário na prefeitura.

Nomeação e Remuneração

A nomeação de Marilda para o cargo de Diretoria de Governo e de Relações Institucionais foi publicada no Diário Oficial em 3 de janeiro de 2024 (a portaria é a de número 1720). O salário do cargo é de R$ 9.942,68, o maior entre os cargos comissionados do município. Marilda já foi funcionária pública da prefeitura por 22 anos (1987-2009) e atualmente ocupa também o cargo de agente administrativo, com salário próximo a R$ 2.000,00, após aprovação em concurso público no ano passado.

Possível Inconstitucionalidade

Para João Luiz Passador, professor de direito da USP e especialista em gestão pública, a nomeação pode ser considerada inconstitucional, violando o artigo 37 da Constituição Federal que proíbe o nepotismo. Ele destaca que a Constituição estabelece normas claras contra essa prática, e que o ato fere os princípios da moralidade e da impessoalidade na administração pública. A nomeação de parentes também impacta negativamente a percepção pública da gestão, afetando a confiança na administração pública.

Investigação e Implicações

O Ministério Público de São Joaquim da Barra abriu investigação para apurar a denúncia. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local também acompanhará o caso. A assessoria de imprensa do prefeito afirmou que ele desconhece a denúncia. A população de São Joaquim da Barra demonstra preocupação com a situação, considerando o impacto ético e moral da nomeação, especialmente em relação ao uso dos recursos públicos.

A investigação em curso buscará determinar se houve ou não irregularidades na nomeação, considerando as leis e a jurisprudência sobre nepotismo. O resultado da investigação definirá os rumos do caso e as possíveis consequências para o prefeito e sua esposa.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.