Material foi encontrado por um morador que soltava pipa no local; a Polícia Civil investiga o caso
Documentos sigilosos da Santa Casa de Terra Roxa são encontrados em aterro sanitário
Descarte irregular de documentos
Na última quinta-feira, um morador encontrou documentos da Santa Casa de Terra Roxa descartados no aterro sanitário da cidade. Entre os materiais, estavam prontuários médicos, cheques em branco, declarações de nascidos vivos e outras fichas médicas datadas entre 1997 e 2016. O morador acionou um vereador, que por sua vez chamou a polícia.
Investigação em andamento
A polícia, com auxílio de um trator, realizou escavações no aterro e recolheu dez sacos de documentos. O delegado Emerson Abad investiga o caso como supressão de documentos públicos, crime com pena de 1 a 5 anos de prisão. O secretário de saúde, Antônio Carlos Casemiro Junior, interventor da Santa Casa, negou ter autorizado o descarte dos documentos, alegando apenas ter aprovado a dispensa de materiais inservíveis. A polícia irá ouvir os responsáveis pelo descarte para apurar a motivação e verificar se houve crime.
Leia também
- Suspensão das atividades usina santa elisa: Usina Santa Elisa tem atividades suspensas e ao menos 1.200 funcionários são impactados
- Funcionários são afastados da Santa Casa de Patrocínio Paulista por fraude em plantões médicos
- Fechamento da usina santa elisa: Raízen anuncia paralisação por tempo indeterminado das atividades da Usina Santa Elisa
Situação financeira da Santa Casa
A Santa Casa de Terra Roxa está sob intervenção da prefeitura desde maio, devido a graves problemas financeiros. A dívida da instituição com a CPFL Paulista, em junho de 2022, somava mais de R$ 220 mil. A investigação policial apurará se o descarte dos documentos tem relação com a situação financeira do hospital.
As investigações estão em andamento e novas diligências serão realizadas para esclarecer os fatos e identificar os responsáveis pelo descarte irregular dos documentos.



