Especialista em segurança pública, Marco Aurélio Gritti, comenta os dados da criminalidade na região
A Secretaria de Segurança Pública divulgou as estatísticas de criminalidade do estado de São Paulo, e o especialista em Segurança Pública Marco Aurélio Gritti analisou os dados para nós. Em Ribeirão Preto, houve uma redução significativa em furtos: 1695 em 2019 contra 917 em 2020 (até novembro).
Redução de Crimes Patrimoniais
Gritti atribui essa queda a diversos fatores, principalmente o isolamento social imposto pela pandemia. Com as pessoas em casa, os furtos em residências diminuíram. A redistribuição do efetivo policial, antes alocado em escoltas e grandes eventos (cancelados ou reduzidos pela pandemia), para atividades operacionais contribuiu para a redução de crimes contra o patrimônio.
Aumento em Crimes Violentos
Apesar da boa notícia sobre os furtos, os números de homicídios em Ribeirão Preto se mantiveram estáveis (40 em 2019 e 39 em 2020 até novembro), e em Franca houve uma pequena redução (16 em 2019 e 14 em 2020 até novembro). Gritti destaca uma oscilação nos crimes contra a vida e crimes sexuais, possivelmente ligada ao aumento do convívio familiar durante o isolamento, levando a um aumento em casos de violência doméstica e crimes contra mulheres. Em outras cidades da região, como Araraquara e São Carlos, também houve redução de crimes contra o patrimônio.
Leia também
Planejamento para o Fim de Ano
Com o fim do ano se aproximando e a possibilidade de aumento de eventos e aglomerações, a Polícia Militar planeja intensificar o policiamento ostensivo, principalmente em áreas comerciais, para evitar um aumento nos crimes contra o patrimônio e a vida. A operação ‘Natal Seguro’ visa reduzir a criminalidade durante as festas de fim de ano.



