Secretaria da Educação e Sindicato dos Servidores Municipais se reúnem às 14h, por videoconferência, para chegar em acordo
A Secretaria de Educação de Ribeirão Preto e o Sindicato dos Servidores Municipais se reúnem hoje à tarde para discutir a volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino. A audiência, mediada pela Justiça do Trabalho e realizada por videoconferência, irá definir o futuro do ensino presencial na cidade.
Regras para o retorno presencial
Em maio, prefeitura, sindicato e Justiça do Trabalho firmaram um acordo com regras para a retomada das aulas presenciais. A vacinação completa de todos os trabalhadores da educação com duas doses da vacina contra a Covid-19 era uma condição, além da vistoria das escolas por infectologistas e a garantia de equipamentos de proteção individual.
Situação atual da vacinação e vistorias
A Secretaria de Educação pretende antecipar o retorno, pelo menos para o ensino fundamental, apresentando o relatório dos infectologistas. De acordo com a prefeitura, 70 das 132 unidades escolares municipais já foram vistoriadas, a maioria do ensino fundamental. O sindicato, por sua vez, reforça a necessidade da vacinação completa de todos os profissionais antes da retomada das aulas presenciais. Embora parte dos profissionais tenha recebido a primeira dose da Pfizer em junho, a segunda dose está prevista para o final de setembro, a menos que o Ministério da Saúde antecipe a sua aplicação.
Leia também
Ensino presencial em outras redes
Nas redes estadual e particular de Ribeirão Preto, as aulas presenciais com até 100% da capacidade já foram retomadas desde 2 de atrássto, com cada escola definindo sua capacidade, respeitando o distanciamento e o uso obrigatório de máscaras.
A audiência de hoje definirá se as aulas presenciais na rede municipal serão retomadas ou se o ensino remoto, via TV Câmara e redes sociais, continuará.



