Edição do programa oferece mais de 211 mil bolsas para 887 instituições privadas de ensino superior, em 370 cursos
O programa Universidade para Todos (Praune) abriu inscrições para a seleção do segundo semestre no estado de São Paulo, Prouni abre inscrições para o 2º, oferecendo 46 mil novas bolsas de estudo em faculdades particulares. Destas, 31 mil são bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e mais de 15 mil são bolsas parciais, com desconto de 50%.
Critérios para participação: Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato deve ter renda familiar mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial, o limite é de até três salários mínimos por pessoa por mês. Professores da rede pública podem participar sem limite de renda, desde que cumpram regras específicas para a seleção.
Perfil dos candidatos e cursos com mais vagas
Podem participar candidatos que tenham feito o Enem 2023 ou 2024, obtendo no mínimo 450 pontos e sem zerar a redação. Não são aceitos participantes que fizeram o Enem como treineiros. Também podem concorrer pessoas com deficiência e professores de escola pública que busquem vagas em cursos de licenciatura ou pedagogia para formação em magistério da educação básica.
Leia também
Os cursos com maior número de vagas são administração, pedagogia e análise e desenvolvimento de sistemas.
Regras de desempate e inscrição: Em caso de empate nas notas, a preferência é dada a candidatos que fizeram todo o ensino médio em escola pública, aqueles que estudaram em colégio privado com bolsa integral, quem cursou parte em escola pública e parte em particular com bolsa integral ou parcial, e quem cursou todo o ensino médio em escola privada.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal acessunico.mec.gov.br até sexta-feira. O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de julho e o da segunda em 28 de julho. Candidatos não selecionados podem entrar na lista de espera, devendo manifestar interesse no site nos dias 18 e 19 de atrássto.
Informações adicionais
O programa Praune completa 20 anos em 2025 e já beneficiou quase 1 milhão de estudantes no estado de São Paulo, permitindo o acesso ao ensino superior em instituições particulares.



