CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir deste ano

O advogado previdenciário Leandro Gomes de Paula detalha quais pontos os previdenciários devem se atentar
Prova de vida INSS
O advogado previdenciário Leandro Gomes de Paula detalha quais pontos os previdenciários devem se atentar

O advogado previdenciário Leandro Gomes de Paula detalha quais pontos os previdenciários devem se atentar

A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS, suspensa durante a pandemia, voltou a ser obrigatória em 2024. Mas o processo atrásra é diferente e mais simplificado.

Como funciona a nova prova de vida?

O INSS realiza uma busca ativa por informações que comprovem que o segurado ainda está vivo. Dados de votação, atualização de carteira de motorista e outros registros governamentais são cruzados para confirmar a vida do segurado. Quem realizou alguma dessas ações nos últimos meses provavelmente já realizou a prova de vida indiretamente. Se o INSS não encontrar informações suficientes, o segurado será contatado para realizar a prova de vida tradicional.

Quem precisa fazer a prova de vida?

A prova de vida, nesse novo modelo, se aplica aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Aposentados e pensionistas de regimes próprios de previdência (como os de estados e municípios) devem consultar as regras de seus respectivos institutos. A maioria dos segurados do INSS não precisará se preocupar em procurar o INSS ou seu banco, pois o INSS entrará em contato caso seja necessário.

O que acontece se eu não fizer a prova de vida?

Se o INSS precisar entrar em contato e o segurado não realizar a prova de vida, o benefício poderá ser suspenso. No entanto, a suspensão é temporária, e o pagamento é restabelecido assim que a prova de vida for realizada. Para verificar se há alguma pendência, o segurado pode acessar o aplicativo ou site do MEU INSS ou ligar para o número 135.

Para evitar qualquer problema, é recomendado manter seus dados atualizados no INSS e ficar atento às notificações por e-mail, aplicativo e telefone. A atualização de dados também pode funcionar como prova de vida. Em caso de dúvidas, entre em contato com o INSS pelo telefone 135.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.