Ouça a coluna ‘CBN Sustentabilidade’, com Carlos Alencastre
Os desafios do novo prefeito de Ribeirão Preto estão intrinsecamente ligados à sustentabilidade e inovação na gestão urbana, especialmente no que tange ao transporte público.
Transporte Coletivo: Um Desafio Urgente
O trânsito caótico de Ribeirão Preto, resultado do crescimento urbano sem o devido planejamento de infraestrutura viária, impacta diretamente a mobilidade da população. O aumento constante da frota de veículos particulares, aliado a um sistema de transporte público ineficiente, gera congestionamentos significativos nos horários de pico, prejudicando a vida dos cidadãos.
Soluções Inovadoras para a Mobilidade Urbana
Embora a construção de um metrô seja inviável no momento, a cidade precisa buscar alternativas inovadoras para melhorar o transporte coletivo. A reavaliação de sistemas como o ônibus elétrico, a implementação de trens leves sobre trilhos (TLVs) e a integração intermunicipal são exemplos de soluções que podem ser exploradas. A prioridade deve ser a criação de um sistema eficiente e atrativo, que incentive o uso do transporte público e reduza a dependência do automóvel.
Leia também
- Passageiros do transporte coletivo de Ribeirão Preto sofrem com color intenso nos pontos de ônibus
- Franca realiza licitação para selecionar empresa responsável pelo transporte coletivo
- Indeferimento candidatura prefeito salles de oliveira: Moradores de Sales Oliveira aguardam definição de novas eleições após prefeito perder mandato
Planejamento Metropolitano para o Futuro
Considerando a crescente integração regional, o planejamento do transporte público deve transcender os limites da cidade. A visão metropolitana é fundamental para criar um sistema de transporte interligado e eficiente, que atenda às necessidades da região como um todo. Priorizar um transporte público de qualidade, econômico e ambientalmente sustentável é crucial para melhorar a qualidade de vida dos ribeirãopretanos e construir um futuro mais sustentável para a região.



