CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PS Central de Serrana registra aumento de pacientes com quadro gripal nos últimos dias

Cidade, que é sede do 'Projeto S', triplicou o número de casos de Covid-19 de setembro para outubro; número de mortes não subiu
aumento de casos gripais
Cidade, que é sede do 'Projeto S', triplicou o número de casos de Covid-19 de setembro para outubro; número de mortes não subiu

Cidade, que é sede do ‘Projeto S’, triplicou o número de casos de Covid-19 de setembro para outubro; número de mortes não subiu

A cidade de Serrana, no interior de São Paulo, registrou um aumento significativo nos casos de Covid-19 entre setembro e outubro, com o número de infecções triplicando. Apesar do crescimento, o número de mortes se manteve estável, demonstrando a eficácia da vacinação em massa realizada na cidade.

Vacinação em Massa e Relaxamento das Medidas Preventivas

Serrana foi pioneira na vacinação em massa, imunizando prioritariamente toda a população adulta com a CoronaVac. Após a imunização, houve um relaxamento nas medidas de prevenção, como o uso de máscaras e o distanciamento social, o que contribuiu para o aumento dos casos. Entretanto, a estabilidade no número de óbitos demonstra a proteção oferecida pela vacina contra formas graves da doença.

Análise dos Dados e Implicações

O aumento de casos em Serrana não é um fenômeno isolado, sendo observado em outras regiões do país devido à retomada das atividades. Pesquisadores da Fiocruz e da Unesp apontam para a flexibilização das medidas preventivas como um fator contribuinte para o crescimento das infecções. Apesar disso, a alta taxa de vacinação em Serrana (acima de 80%) minimizou o impacto no número de hospitalizações e mortes, contrastando com localidades com menor cobertura vacinal, como a Rússia.

Perspectivas e Estudos em Andamento

O Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac, já esperava um aumento de casos devido à natureza viral da pandemia e ao relaxamento das medidas de segurança. Estudos estão em andamento para avaliar a duração da proteção da vacina e identificar os motivos por trás do aumento recente de casos. Apesar do crescimento de infecções, os dados de Serrana reforçam a importância da vacinação na prevenção de casos graves e óbitos por Covid-19, mostrando resultados positivos também em Ribeirão Preto, com queda na taxa de internação.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.