CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Psicóloga Judiciária explica a importância de combater a violência contra mulher

Agosto Lilás é o mês dedicado a conscientização e enfrentamento ao crime doméstico
violência contra mulher
Agosto Lilás é o mês dedicado a conscientização e enfrentamento ao crime doméstico

Agosto Lilás é o mês dedicado a conscientização e enfrentamento ao crime doméstico

Estamos em meio à campanha “Agosto Lilás” de combate à violência contra a mulher. A pandemia agravou um cenário já alarmante: o Brasil lidera o ranking mundial de violência contra mulheres. Apesar das diversas opções de denúncia, o país precisa avançar nos aspectos social e de proteção.

A Importância da Conscientização

A psicóloga judiciária Fernanda Pizeta destaca a importância da conscientização. Segundo ela, “nosso contexto histórico ainda apresenta relações de poder e dominação, muitas vezes presentes em relações afetivas. A mulher, em meio a esses laços, pode vivenciar submissão, se distanciando de redes de apoio e diminuindo sua autoestima, dificultando a busca por ajuda.” A ajuda psicológica é crucial para lidar com os impactos psíquicos dessas relações. Além da mulher, o agressor também precisa de ajuda, assim como a família, que sofre grande impacto.

Canais de Denúncia

Existem diversas formas de denunciar a violência: o telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher), disponível 24 horas por dia, em todo o país, oferece acolhimento, orientação e encaminhamento para serviços de atendimento. A Defensoria Pública de São Paulo disponibiliza o site defensoria.sp.def.br (com formulário de atendimento), o telefone 0800 773 4340 e o WhatsApp (11) 94220-9995. Em casos graves e urgentes, ligue para a Polícia Militar (190).

Iniciativas Locais

Em Ribeirão Preto, iniciativas como a cartilha Maria da Penha (acessível em cartilha.mariadapenha.com) lista canais de denúncia locais. A campanha “Sinal Vermelho”, com a marca vermelha na mão como pedido de socorro, permite buscar ajuda em farmácias da cidade. A conscientização e o acesso a canais de apoio são fundamentais para combater a violência contra a mulher e proteger as vítimas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.