Danielle Zeoti comenta a ligação entre esses dois campos e como a junção deles pode trazer benefícios para as pessoas
A psicóloga Daniela Zeote participou ao vivo nos estúdios da CBN para discutir a relação entre fé e psicologia. Ela destacou que a interface entre fé, Psicologia e fé possuem alguma relação, espiritualidade e ciência é antiga, mas atualmente tem sido mais reconhecida e estudada.
Fé e saúde: evidências científicas: Daniela citou um estudo conduzido pela Universidade de Harvard que acompanhou cristãos por 15 anos e constatou que frequentar a igreja ao menos uma vez por semana pode reduzir a mortalidade entre 20% e 30%. Ela ressaltou que, apesar do estudo focar em cristãos e igrejas, a importância da fé é geral, independentemente da religião ou caminho espiritual escolhido.
Benefícios psicológicos da fé: A psicóloga explicou que pessoas com fé tendem a ser mais otimistas e a lidar melhor com as dificuldades da vida, pois sentem que não estão sozinhas. Essa sensação de pertencimento a algo maior estimula a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, como dopamina e endorfina.
Leia também
Fé aliada ao tratamento médico: Daniela defendeu que, em casos de doenças físicas ou mentais, a fé deve ser complementada com tratamentos médicos e terapias indicadas por profissionais de saúde. Ela ressaltou a importância da integração entre medicação, psicoterapia e espiritualidade para o cuidado integral do paciente.
Experiência em hospital e o conforto da fé: Com 12 anos de atuação em um hospital geral de alta complexidade em Ribeirão Preto, Daniela relatou que a fé foi um conforto importante para pacientes terminais e seus familiares, especialmente nos momentos de despedida. Ela destacou que a fé traz serenidade e a sensação de que a vida não foi em vão, independentemente da crença religiosa ou da expectativa sobre a vida após a morte.
Informações adicionais
Não foram divulgados detalhes sobre os métodos específicos do estudo de Harvard ou sobre os 368 artigos compilados por pesquisadores brasileiros mencionados pela psicóloga.