A coluna CBN Comportamento deste sábado abordou a relação entre psicologia e fé e como a esperança pode contribuir para a saúde mental e física. A psicóloga Danielle Zeoti explicou que a crença em algo maior, independentemente de religião, está associada à liberação de neurotransmissores ligados ao bem-estar e pode ajudar no enfrentamento de situações difíceis e de adoecimento.
Segundo a especialista, a fé não substitui tratamentos médicos ou psicológicos, mas pode caminhar junto, oferecendo suporte emocional e favorecendo a reorganização interna do paciente. Dani destacou experiências vividas em hospitais de alta complexidade, nas quais pacientes com esperança demonstravam maior capacidade de lidar com o sofrimento e até melhores prognósticos clínicos.
Durante a conversa, também foram citadas reflexões da psicanálise e da literatura para explicar os chamados “milagres internos”, momentos de compreensão e alívio emocional que não têm explicação racional. Para entender melhor essa conexão entre mente, fé e cuidado emocional, o convite é ouvir a íntegra do áudio da coluna.