CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quadrilha de estelionatários especializados em sacar benefícios sociais é presa em Ribeirão Preto

Oito homens foram presos em diferentes partes da cidade; PIS e Seguro Defeso eram principais alvos dos bandidos
estelionato benefícios sociais
Oito homens foram presos em diferentes partes da cidade; PIS e Seguro Defeso eram principais alvos dos bandidos

Oito homens foram presos em diferentes partes da cidade; PIS e Seguro Defeso eram principais alvos dos bandidos

Quadrilha especializada em fraudes de benefícios sociais é desmantelada em Ribeirão Preto

O trabalho conjunto entre a Polícia Federal e a Caixa Econômica Federal resultou na prisão de oito homens envolvidos em um esquema de estelionato que causou um prejuízo estimado em R$ 150 mil. A quadrilha era especializada em falsificar documentos para sacar benefícios sociais como o PIS e o Seguro-Defeso.

Modus operandi da quadrilha e investigações

A investigação teve início com a prisão de um integrante da quadrilha em São Sebastião do Paraíso, após saques fraudulentos em uma agência da Caixa. A partir daí, a Polícia Federal identificou uma organização criminosa bem estruturada, com dez integrantes, sendo oito presos e dois foragidos. Cada membro tinha uma função específica: alguns obtinham dados de beneficiários, outros falsificavam documentos, e outros efetuavam os saques. A polícia apreendeu documentos falsificados, computadores e produtos químicos usados na adulteração de documentos. A escolha das vítimas era feita por meio de pesquisas online, cruzando informações de diversas fontes, incluindo o aplicativo da Caixa.

Vítimas e próximos passos

As vítimas, com perfis variados, serão ressarcidas pela Caixa Econômica Federal. A investigação continua para localizar os dois foragidos. Os presos responderão por estelionato e associação criminosa, com penas que podem chegar a 10 anos de prisão. A Polícia Federal destaca a importância da cooperação entre instituições para combater esse tipo de crime.

A operação demonstra a eficácia da integração entre órgãos policiais e instituições financeiras na prevenção e repressão a crimes financeiros. A recuperação dos prejuízos causados às vítimas reforça o compromisso das autoridades em proteger os cidadãos e garantir a segurança do sistema de benefícios sociais.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.