CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quadrilha é presa suspeita de aplicar golpes contra o INSS em Ribeirão

Gerente Executivo do instituto em Ribeirão Preto, Rui Brunini Junior, traz mais detalhes sobre o órgão
Golpes INSS Ribeirão
Gerente Executivo do instituto em Ribeirão Preto, Rui Brunini Junior, traz mais detalhes sobre o órgão

Gerente Executivo do instituto em Ribeirão Preto, Rui Brunini Junior, traz mais detalhes sobre o órgão

A prisão de uma quadrilha que fraudava benefícios da Previdência Social em Ribeirão Preto expôs a vulnerabilidade de aposentados e pensionistas a golpes.

Prisões e Operação

Três pessoas foram presas em uma operação denominada “Dupla Identidade”, e uma permanece foragida. Dois dos presos já haviam sido detidos em setembro de 2022 por participação em esquema de fraudes no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS. Pai e filho, eles seriam os líderes do grupo.

Modus Operandi

Segundo a Polícia Federal, a quadrilha aliciava pessoas em situação de vulnerabilidade (pobres ou analfabetas) para obter benefícios usando identidades falsas. O benefício, equivalente a um salário mínimo, era sacado pelos criminosos. As investigações apontam que o esquema, iniciado em Goiás em dezembro de 2016, envolvia a emissão de certidões de nascimento falsas e a obtenção de novos RGs.

INSS e Orientações

O INSS reforça a importância de buscar informações apenas pelos canais oficiais (telefone 135 e site www.inss.gov.br). A instituição alerta que não realiza contatos telefônicos ou por e-mail para solicitar dados pessoais ou bancários. A recomendação é que os cidadãos verifiquem a veracidade de qualquer contato atribuído ao INSS. A instituição também orienta sobre a busca de auxílio profissional, aconselhando cautela na escolha de advogados e intermediários, para evitar novas fraudes.

A operação destaca a necessidade de maior transparência e segurança no sistema previdenciário, protegendo os mais vulneráveis de golpes como este. A população deve estar atenta e buscar informações apenas por meio dos canais oficiais do INSS.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.