Entre os animais levados está a vaca Madalena, tida como a mascote de um dos cursos, além de ovelhas e carneiros
Alunos da faculdade de medicina veterinária de uma universidade particular em Ribeirão Preto estão se mobilizando após o furto de três animais da fazenda do campus, localizada no bairro Joaquim Eugênio Club, na zona norte da cidade. O crime ocorreu no último fim de semana.
Furto na Fazenda do Campus
De acordo com o boletim de ocorrência, os ladrões cortaram a cerca e levaram uma vaca chamada Madalena, além de ovelhas e um carneiro reprodutor. A estudante Emmanuelle Mariana da Silva, do quarto ano, destaca a importância dos animais para o aprendizado prático dos alunos: “Super importante para nossas aulas, porque como que a gente vai fazer uma aula prática se não tiver um animal? Não tem como você fazer um protótipo de um animal, entendeu? E não é a primeira vez que eles estão roubando nossos animais, e a gente fica muito chateado porque a gente tem um carinho por eles, e eles são, acho que, a parte mais importante do nosso curso, porque com eles, é através deles que a gente vai conseguir socorrer a vida de outros animais depois que a gente se formar.”
Investigação e Segurança
A universidade lamentou o ocorrido em nota oficial, afirmando que a segurança do campus é feita por uma empresa privada com rondas 24 horas. A instituição informou também que melhorias na segurança do espaço vêm sendo implementadas desde o ano passado e que está empenhada na recuperação dos animais.
Leia também
Mobilização Estudantil
Os alunos estão organizando uma campanha para divulgar informações que possam levar ao paradeiro dos animais furtados. A indignação e preocupação com os prejuízos ao curso demonstram a forte ligação entre os estudantes e os animais utilizados em seu aprendizado. A recuperação dos animais é fundamental para a continuidade das aulas práticas e para o desenvolvimento profissional dos futuros médicos veterinários.



