‘Operação Cinderela’ foi deflagrada na manhã desta terça-feira (13); 10 mandados de prisão e 18 de busca foram expedidos
Uma operação da Polícia Federal em Ribeirão Preto, deflagrada na manhã desta quarta-feira, resultou em dez mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão. A ação mira uma quadrilha suspeita de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho escravo de jovens transexuais.
Vítimas e Aliciamento
A investigação aponta que jovens transexuais eram aliciadas em estados do Norte e Nordeste do país com promessas de transformação corporal, mudança de sexo, hospedagem e alimentação. No entanto, as vítimas chegavam a Ribeirão Preto endividadas devido às despesas de viagem adiantadas pelos aliciadores. Em seguida, eram obrigadas a se prostituir, consumir drogas e sofriam exploração sexual, sob o controle de diferentes aliciadores que dividiam as áreas de atuação. Essa situação gerava dependência econômica e submissão das vítimas.
Cirurgias e Exploração
Os aliciadores iniciavam a transformação corporal das vítimas com aplicação de silicone industrial e cirurgias, porém, de forma ilegal. A Polícia Federal destaca que há registros de suicídios entre as vítimas devido às pressões sofridas. Além disso, relatos indicam castigos físicos com pedaços de madeira com pregos e até mesmo homicídios, decorrentes da cobrança de dívidas. Os suspeitos responderão por tráfico de drogas, redução à condição análoga à de escravo, rufianismo, exercício ilegal da medicina e organização criminosa, com penas que podem somar mais de 34 anos de prisão.
Leia também
A operação contou com a participação de 90 policiais federais e envolveu diversos endereços na cidade, incluindo locais na região central, Vila Tibério, Vila Tamandaré e Jardim Salgado Filho. Uma entrevista coletiva com os envolvidos na operação está marcada para esclarecer detalhes sobre o funcionamento da quadrilha e as próximas etapas da investigação. A Polícia Federal ressalta a importância das denúncias para o combate a este tipo de crime.



