Diretor do SVO afirma que a partir de 17 de fevereiro o atendimento deve acontecer em dias alternados por falta de profissionais
Desde o final do ano passado, famílias em Ribeirão Preto enfrentam dificuldades para enterrar seus entes queridos devido à demora no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).
Falta de Médicos no SVO
A principal causa do problema é a falta de médicos legistas. A equipe foi reduzida a apenas três profissionais, e com a licença médica de uma das médicas devido a uma síndrome gripal, o SVO teve que interromper suas atividades.
Impacto na Comunidade
A paralisação afeta diretamente as famílias que aguardam a liberação dos corpos para velórios e enterros. Atualmente, dois corpos aguardam necropsia, e o SVO possui capacidade para apenas seis, impossibilitando o recebimento de novos corpos até a volta do atendimento na quinta-feira.
Leia também
Diferença entre SVO e Instituto Médico Legal (IML)
É importante ressaltar a diferença entre o SVO e o IML. O SVO atende mortes naturais de causa não esclarecida, fornecendo dados para o planejamento de saúde pública. Já o IML trata de mortes violentas ou suspeitas, de interesse policial.
O serviço de verificação de óbitos deve ser retomado na quinta-feira às 8h da manhã. A situação demonstra a fragilidade do sistema de saúde pública e a necessidade de investimentos em recursos humanos para garantir o atendimento adequado à população.



