CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Quais cuidados os tutores devem ter no trato de animais de grande porte como cavalos?

Confira a análise de Gelson Genaro na coluna 'CBN Pet News'
cuidados com cavalos
Confira a análise de Gelson Genaro na coluna 'CBN Pet News'

Confira a análise de Gelson Genaro na coluna ‘CBN Pet News’

O bem-estar animal, especialmente de animais de grande porte utilizados em trabalho, como cavalos em veículos de tração, é um tema crucial. A especialista em bem-estar animal, Gelsão, destaca que, apesar de os princípios básicos serem similares para todas as espécies, há necessidades específicas para equinos.

Condições Precárias e Bem-Estar Equino

Cavalos usados em trabalhos pesados, como os de carroceiros, frequentemente sofrem de isolamento social, um problema grave, pois são animais gregários. A nutrição inadequada, baseada apenas em capim, leva a problemas ósseos e musculares. A falta de espaço adequado, com baias mínimas de 3×3 ou 4×4 metros, e a dificuldade de higiene contribuem para a proliferação de doenças. Equipamentos inadequados, muitas vezes adaptados por falta de recursos, também prejudicam a saúde bucal e a alimentação, podendo causar cólicas.

Comportamentos Esteriotipados e Saúde

A falta de bem-estar se manifesta em comportamentos esteriotipados, como a “dança do urso” (balançar a cabeça incessantemente), aerofagia (engolir ar) e roer objetos. A observação desses comportamentos é crucial para a detecção precoce de problemas. A individualidade de cada animal também deve ser respeitada, assim como em cães e gatos.

Ações Públicas e Responsabilidade

O poder público e ONGs têm um papel importante na melhoria do bem-estar animal. Ações como a viabilização de verbas para vacinação (raiva, influenza, tétano), a distribuição de ração e sal, e a conscientização dos tutores sobre os problemas e sinais de sofrimento animal são essenciais. A inspeção regular, incluindo a verificação dos cascos e a realização de banhos e massagens, permite a detecção precoce de problemas como miíase. A prefeitura e a coordenadoria de bem-estar animal devem continuar os esforços de cadastramento de animais que transitam em vias públicas.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.