CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais motivos levaram ao atraso de várias obras do Ribeirão Mobilidade?

Dos 30 projetos do programa, iniciado em 2017, apenas 12 foram concluídos e outros dez sequer foram licitados
atraso obras Ribeirão Mobilidade
Dos 30 projetos do programa, iniciado em 2017, apenas 12 foram concluídos e outros dez sequer foram licitados

Dos 30 projetos do programa, iniciado em 2017, apenas 12 foram concluídos e outros dez sequer foram licitados

Obras Concluídas e Impacto na Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto

O programa de mobilidade urbana de Ribeirão Preto, iniciado em 2017, já apresenta resultados concretos. Entre as obras concluídas, destacam-se a adequação da Avenida 9 de Julho (entre as Avenidas Portugal e Didericksen), a revitalização do cruzamento da Avenida Didericksen com a Avenida Presidente Vargas e com a Avenida Maria de Jesus Condeixa (incluindo a construção de um viaduto), e a conclusão do corredor da Avenida Antônio Mugnato Marinsek na zona leste. Apesar de alguns imprevistos, como o reparo necessário no viaduto da Avenida Maria de Jesus Condeixa devido a ondulações, as intervenções têm buscado melhorar o fluxo de veículos e a acessibilidade na cidade.

Desafios e Obras em Andamento

Apesar do progresso, o programa enfrenta desafios. Das 30 obras previstas, apenas 12 estão concluídas. Outras obras importantes, como a duplicação da Avenida Helmut Berdiza e o prolongamento da Avenida Narcissa, foram finalizadas após anos de espera. O secretário de obras, Pedro Luiz Pegoraro, destaca a dificuldade em tirar alguns projetos do papel, citando como exemplo a Avenida Fernando Ferreira Leite. A liberação de recursos do programa federal “Pátria Amada Mobilidade” foi fundamental, mas o valor inicial de R$ 278 milhões (liberado em 2017) se mostrou insuficiente para cobrir todas as demandas, necessitando de investimentos adicionais para atualização dos valores.

Financiamento e Obras Futuras

O secretário Pegoraro explica que a inflação e a necessidade de atualização dos valores das licitações exigem um aporte extra de aproximadamente R$ 150 milhões. Além das obras concluídas, o programa inclui quatro em execução, quatro que precisarão de nova licitação e dez ainda a serem licitadas. Entre as obras já realizadas, estão as quatro pontes na região da Francisco Junqueira. O programa continua em desenvolvimento, buscando melhorar a mobilidade urbana da cidade e atender às necessidades da população.

As melhorias na mobilidade urbana de Ribeirão Preto, apesar dos desafios e atrasos, representam um avanço significativo para a cidade. A conclusão de obras importantes e o investimento contínuo demonstram o compromisso em aprimorar o sistema viário e a acessibilidade para todos os moradores.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.