CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais o países mais inovadores na área da tecnologia? Spoiler: Brasil não está no Top 50

Em 2011, o nosso país estava em 47º e em 2021 perdeu 10 posições; ouça a coluna 'CBN Tecnovação', com Dalton Marques
países inovadores tecnologia
Em 2011, o nosso país estava em 47º e em 2021 perdeu 10 posições; ouça a coluna 'CBN Tecnovação', com Dalton Marques

Em 2011, o nosso país estava em 47º e em 2021 perdeu 10 posições; ouça a coluna ‘CBN Tecnovação’, com Dalton Marques

O Brasil caiu 10 posições no ranking global de inovação em uma década, ocupando atualmente uma posição inferior a países latino-americanos como Chile, México e Costa Rica, e ficando à frente apenas da África do Sul entre os países BRICS. Este ranking, publicado pela WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), utiliza 81 indicadores em categorias como instituições, pesquisa, infraestrutura, mercado e produtos criativos.

Pontos Fracos Brasileiros

Os principais desafios brasileiros residem na categoria de instituições, com ambiente político instável e burocracia excessiva para abertura de empresas e acesso a crédito. A baixa formação bruta de capital e as altas taxas de juros também prejudicam a inovação. A redução de investimentos públicos em ciência e tecnologia nos últimos anos também contribui para essa situação.

Comparação com Países Inovadores

Países como Suíça, Suécia, Estados Unidos e Coreia do Sul, que se destacam no ranking, investem fortemente em ciência e tecnologia, possuem gestão pública eficiente, boa infraestrutura e acesso facilitado a crédito. Os países nórdicos, por sua vez, investem em educação, qualidade de vida e ambientes diversos, com economias e leis estáveis.

Avanços e Perspectivas Futuras

Apesar dos desafios, o Brasil apresentou evolução em indicadores relacionados à propriedade intelectual, com redução do backlog de pedidos de patente graças ao plano lançado pelo INPI em 2019. A entrada em vigor do marco legal das startups em 2021 também pode trazer melhorias no ambiente de negócios no futuro. A pandemia, embora tenha impactado negativamente a América Latina, também impulsionou investimentos em inovação em alguns países, principalmente na Ásia. O Brasil precisa continuar trabalhando para solucionar os pontos fracos mencionados, retomando investimentos em inovação e buscando um ambiente mais favorável para o desenvolvimento tecnológico.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.