Pediatra Ivan Savioli, fala da importância da vitamina D para os pequenos e quais são os protetores mais ideais; ouça a coluna!
Neste verão, proteja seus filhos dos raios solares nocivos.
Proteção solar em bebês e crianças
O uso de filtro solar em bebês com menos de seis meses não é recomendado, pois não há produtos liberados para essa faixa etária. A partir de seis meses, o filtro solar infantil (geralmente com a indicação “baby” na embalagem) é uma opção segura. Esses protetores utilizam filtros físicos. Acima de dois anos, podem ser usados protetores com filtros químicos e físicos. Até os oito ou dez anos, prefira os protetores infantis.
Horários seguros para exposição ao sol?
Não existe um horário seguro para exposição ao sol. A exposição acumula danos ao longo dos anos, podendo levar ao câncer de pele. Mesmo curtos períodos de exposição, como ir à padaria ou buscar o carro, contribuem para esse acúmulo.
Leia também
Hidratação e outros cuidados
Crianças pequenas podem não comunicar sede, por isso, é importante oferecer água regularmente quando estiverem expostas ao sol. A melhor forma de proteção é evitar a exposição excessiva ao sol, utilizando roupas e outros métodos de proteção física, como chapéus e óculos de sol, principalmente em crianças menores de seis meses.
Em suma, a prevenção é fundamental. Priorize a proteção solar adequada para a idade da criança e limite o tempo de exposição ao sol, mesmo em dias mais amenos. A saúde da pele dos pequenos deve ser uma prioridade, garantindo um futuro livre de problemas relacionados à exposição solar.