Clayton Guimarães fala sobre o crescimento do mercado na região de Ribeirão e as dificuldades que os produtores precisam superar
A região de Ribeirão Preto vem ganhando destaque na produção de vinhos, alguns até premiados. Para discutir os desafios e oportunidades desse mercado, conversamos com Clayton Guimarães.
Desafios e Potencial do Mercado de Vinhos
O mercado de vinhos no Brasil é promissor, com crescimento de quase 18% no ano passado e um faturamento de 20 bilhões. Apesar disso, o país ainda está atrás de grandes produtores como Chile, Austrália e Argentina. O consumo per capita brasileiro é baixo (menos de 2 litros por ano), mas vem crescendo, principalmente em ocasiões especiais. Empreender nesse setor é desafiador, mas gratificante.
Produção Local e Inovação
Em Ribeirão Preto, algumas fazendas cafeeiras estão investindo na produção de uvas viníferas. A vinícola Marqués de Vrea, em Tuveraba, e a Fazenda Caravinhos são exemplos disso, com a última expandindo sua produção para cerca de 100 mil garrafas por ano. Além da produção, o enoturismo e a experiência agregada ao produto são importantes para o sucesso do negócio. Restaurantes, por exemplo, reconhecem a importância de uma carta de vinhos completa.
Leia também
Dicas para Empreendedores do Setor
Para quem deseja empreender no ramo de vinhos, um plano de negócio bem estruturado é fundamental. É preciso definir o público-alvo, analisar a concorrência e identificar o diferencial do seu produto ou serviço. A experiência do cliente é crucial, e a Argentina serve como exemplo de como agregar valor além da simples venda de vinhos, criando, por exemplo, clubes de apreciadores. A paciência e a dedicação são imprescindíveis para o sucesso nesse mercado.