CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Quais os efeitos do consumo de hortaliças para evitar problemas de saúde?

Médico cardiologista Fernando Nobre comenta os benefícios das dietas vegetarianas para controlar o colesterol e evitar doenças
hortaliças e saúde
Médico cardiologista Fernando Nobre comenta os benefícios das dietas vegetarianas para controlar o colesterol e evitar doenças

Médico cardiologista Fernando Nobre comenta os benefícios das dietas vegetarianas para controlar o colesterol e evitar doenças

Alimentação e Saúde Cardiovascular

O cardiologista Dr. Fernando Nobre abordou em entrevista à CBN Saúde a importância do consumo de frutas, verduras e legumes para a prevenção de problemas cardiovasculares. Uma revisão sistemática recente analisou padrões alimentares vegetarianos e seu impacto no risco cardiometabólico em indivíduos com alta probabilidade de doenças cardiovasculares.

Recomendações e Realidade do Consumo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de pelo menos 400 gramas de frutas, verduras e legumes (cerca de cinco porções). No entanto, dados do Ministério da Saúde indicam que a população brasileira consome bem menos que isso: apenas 22% da quantidade recomendada, sendo 17% entre homens adultos e 26% entre mulheres acima de 18 anos. Apesar das dietas à base de plantas serem reconhecidamente benéficas para a saúde cardiovascular na população em geral, seus efeitos em pessoas com alto risco ainda eram pouco estudados.

Resultados de Estudos Recentes

Um estudo com mais de 7800 indivíduos (28 a 64 anos) com alta probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares analisou os efeitos de dietas vegetarianas em fatores de risco como colesterol LDL, glicemia, pressão arterial e peso corporal. Os resultados mostraram melhorias significativas no colesterol LDL, hemoglobina A1c (média de glicemia nos últimos 90 dias) e peso corporal. Isso sugere que dietas vegetarianas podem melhorar significativamente o perfil cardiometabólico, inclusive reduzindo a necessidade de medicamentos em alguns casos. A pesquisa aponta para uma melhor qualidade de vida e menor probabilidade de problemas de saúde para esse grupo.

O consumo de uma dieta rica em frutas, verduras e legumes se mostra fundamental na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, contribuindo para uma vida mais saudável e com menor dependência de medicamentos. Mais estudos são necessários para aprofundar o conhecimento nessa área.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.