CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais os resultados do pacote econômico do Governo Temer?

Medidas foram analisadas pelo economista e professor da FEA USP, Edgard Monforte
pacote econômico Governo Temer
Medidas foram analisadas pelo economista e professor da FEA USP, Edgard Monforte

Medidas foram analisadas pelo economista e professor da FEA USP, Edgard Monforte

O governo interino de Michel Temer anunciou um novo pacote econômico, visando reestruturar as finanças do país. As medidas foram analisadas pelo economista e professor da USP de Ribeirão Preto, Edgar Montfort, em entrevista à Rádio CBN.

Teto para os Gastos Públicos

Uma das principais medidas é o estabelecimento de um teto para as despesas públicas, atrelado à inflação do ano anterior. Segundo Montfort, essa iniciativa é crucial para evitar a expansão descontrolada dos gastos governamentais, que muitas vezes comprometem o caixa do governo. Ao fixar um limite, o governo é forçado a otimizar seus recursos e priorizar as áreas mais importantes, sem aumentar a folha de pagamento ou o volume total de despesas.

Subsídios em Debate

Outro ponto abordado foram os subsídios, que funcionam como impostos negativos, oferecendo benefícios para reduzir custos em determinados setores ou para cidadãos. No entanto, Montfort ressalta que há um debate entre economistas sobre a eficácia dos subsídios em alcançar o consumidor final ou o setor beneficiado. Muitas vezes, eles acabam contribuindo para o aumento da dívida pública sem gerar o retorno esperado.

Devolução de Recursos do BNDES

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que o BNDES deverá devolver parte dos R$ 500 bilhões emprestados pelo Tesouro Nacional. A primeira devolução será de cerca de R$ 100 bilhões. Montfort explica que essa medida pode ter um impacto positivo na rolagem da dívida do governo, reduzindo a necessidade de emissão de novos títulos e, consequentemente, diminuindo o risco do país.

As medidas indicam uma determinação em controlar os gastos públicos, especialmente as despesas que não geram os benefícios esperados, como os investimentos. Resta acompanhar a implementação e os resultados práticos dessas ações para avaliar seu impacto na economia brasileira.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.