CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Quais os riscos da hipertensão?

Médico cardiologista, Fernando Nobre, traz os detalhes na coluna 'CBN Saúde'
riscos da hipertensão
Médico cardiologista, Fernando Nobre, traz os detalhes na coluna 'CBN Saúde'

Médico cardiologista, Fernando Nobre, traz os detalhes na coluna ‘CBN Saúde’

Pressão Alta: Um Problema Global

A hipertensão arterial, ou pressão alta, afeta mais de 30% da população adulta mundial, representando mais de um bilhão de pessoas. No Brasil, estima-se que esse número seja igualmente preocupante. A doença é o principal fator de risco para problemas cardiovasculares graves, como angina, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmias e demência.

Diagnóstico e Tratamento: A Importância da Medição Precisa

A medição precisa da pressão arterial é fundamental para o diagnóstico e tratamento eficazes da hipertensão. Apesar de parecer simples, uma medição incorreta pode levar a decisões equivocadas sobre o manejo da doença. O impacto da hipertensão não diagnosticada ou controlada quase dobra o risco de infarto, AVC, doença renal crônica e obstruções arteriais periféricas. Por outro lado, o tratamento e controle adequados reduzem em cerca de 40% a ocorrência de AVC.

Prevenção e Cuidados

O diagnóstico da hipertensão é fácil, bastando uma simples medição da pressão arterial. Esta deve ser realizada em todas as consultas médicas, de pediatria a geriatria. Recomenda-se verificar a pressão arterial com frequência, pelo menos uma vez ao ano, e com intervalos menores para pessoas acima de 60 anos ou com outras doenças cardiovasculares. A Organização Panamericana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde promovem o Dia Internacional de Combate à Hipertensão em 17 de maio, conscientizando sobre a importância do controle dessa doença facilmente tratável.

É crucial monitorar regularmente a pressão arterial para prevenir complicações graves. Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível controlar a hipertensão e reduzir significativamente os riscos associados a ela, garantindo uma melhor qualidade de vida.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.