Bruno Silva comenta as principais pautas discutidas na sessão realizada nesta quarta-feira (27); ouça o ‘De Olho na Política’
De olho na política, o cientista político Bruno Silva comentou sobre a sessão da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Em seu comentário, destacou projetos relevantes em discussão.
Farmácia Veterinária Popular
Um dos projetos discutidos foi a criação de uma farmácia veterinária popular, de autoria do vereador Rangel Scandius. O comentarista abordou os desafios relacionados a custos e logística da iniciativa.
Fundo Municipal para Políticas Penais
Outro projeto destacado foi o de número 19/2025, do vereador Danilo Scotti, que propõe a criação de um fundo municipal para políticas penais, focando na reintegração social de presos e egressos do sistema prisional. O projeto detalha a constituição dos recursos, sua destinação e a participação social no sistema de justiça criminal. Silva aponta o desafio de convencer a população sobre a importância de investimentos nessa área, devido à predominância de uma visão justiciera na sociedade brasileira.
Leia também
Mudanças na Guarda Civil Metropolitana
A sessão também abordou a alteração da denominação da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Metropolitana, projeto do executivo que amplia as funções da guarda, permitindo policiamento comunitário mais ostensivo, em linha com decisão do Supremo Tribunal Federal. Este debate sobre segurança pública se conecta com o projeto do vereador Scotti, buscando soluções integradas para a ressocialização.
A aprovação do projeto de Scotti nas comissões de Justiça e de Finanças indica que o legislativo considera a matéria constitucional. Resta a avaliação do executivo e o início das discussões sobre a implementação. Diversos outros temas importantes ainda aguardam debate na Câmara Municipal.