Sabia que parte da população pode já estar protegida da doença?
Até 70% da população mundial pode ter contato com o coronavírus em um ano, segundo o chefe do Departamento de Epidemiologia da Universidade de Harvard. A transmissão se dá principalmente por pessoas assintomáticas.
Transmissão e Sintomas
Um estudo da Universidade de Paris aponta que 30% dos contaminados são assintomáticos e transmitem o vírus por 14 dias. 55% apresentam sintomas leves e transmitem por 21 dias, enquanto os 10% com sintomas graves e 5% com sintomas críticos transmitem por mais de 25 dias. O mesmo estudo indica que pessoas assintomáticas podem desenvolver imunidade quatro dias após o contato com o vírus, com os outros doentes levando mais tempo, mas sugerindo imunidade após a infecção.
Imunidade e Tratamento
A professora Kate Souza, da Faculdade de Medicina da USP, explica que o corpo desenvolve anticorpos neutralizantes específicos para o coronavírus. A baixa taxa de mutação do vírus sugere imunidade após a infecção, embora mais tempo seja necessário para confirmar essa hipótese. O médico Douglas Stocco, mesmo possivelmente imunizado, alerta para a manutenção dos cuidados de prevenção, pois pode atuar como um fômite, transmitindo o vírus através do contato.
Leia também
Para a virologista Clarice Arnes, da Unicamp, a imunização natural será o principal freio da pandemia até a chegada da vacina, seguindo a tendência de atenuamento observada em outros vírus respiratórios. Ela também aposta na descoberta de um tratamento eficaz antes da vacina, utilizando possivelmente medicamentos já existentes e aprovados.
Nem todos concordam com a ideia de imunidade natural. O professor William Hazeltin, de Harvard, discorda dessa possibilidade. Mais informações sobre sua posição sobre vacinas serão divulgadas em reportagens futuras. No site Terra da Gente, há informações sobre vacinas contra outros tipos de coronavírus disponíveis para animais.


