Professor Luiz Puntel explica como as expressões ganham diferentes significados; ouça a coluna ‘Oficina de Palavras’
O programa Oficina de Palavras, apresentado pelo professor Luiz Ponteu, discutiu a palavra “estupro” e sua grafia correta. Muitos têm dúvidas se a grafia correta é “estupro” ou “estrupo”.
Estupro: a grafia correta
O professor Luiz Ponteu afirma categoricamente que a grafia correta é “estupro”. A dúvida surge em função de casos de crimes sexuais, como o ocorrido em São João de Meriti, onde um homem se passava por anestesista para cometer estupros.
A palavra “estrupo”
Embora a forma correta seja “estupro”, a palavra “estrupo” existe na língua portuguesa, porém com significado diferente. De acordo com o dicionário de Frei Domingos Vieira (1873), “estrupo” significava ruído, barulho ou tropel de cavalos. Seu uso atual, fora do contexto antigo, é considerado coloquial e informal.
Leia também
Repúdio à violência sexual
O programa finaliza com um repúdio veemente aos atos de violência sexual contra as mulheres, enfatizando a gravidade desses crimes e a importância de se combater a violência de gênero em todas as suas formas. A discussão reforça a necessidade de se usar a linguagem correta, principalmente em casos tão delicados, e a indignação diante da violência contra a mulher.