Ouça as ‘melodias’ dessas aves que são apresentadas pela equipe do Terra da Gente na coluna ‘CBN Sons da Terra’
O Irapuru, eleito o pássaro com o canto mais bonito do Brasil em enquete do Terra da Gente, foi o tema de um programa da CBN.
Um canto sofisticado e misterioso
Com 73% dos votos, o Irapuru superou o Bandoleta e o Pintassilgo na preferência do público. Sua beleza sonora, sofisticada e até misteriosa, contrasta com sua plumagem discreta, em tons de castanho e marrom. A ave amazônica, de apenas 12 centímetros, encanta pela complexidade de seu canto.
Desvendando o mistério do Irapuru
A primeira gravação do canto do Irapuru foi feita em 1962, mas a primeira imagem em vídeo só surgiu muito tempo depois, graças a uma equipe da IPTV. Ciro Porto, presente na ocasião, descreveu a experiência como a de encontrar uma lenda, já que só se conhecia a gravação anterior. Ele relatou a experiência única de se aproximar da ave e ouvir seu canto inigualável, que silencia as demais aves ao redor. Lendas à parte, estudos recentes revelaram que o que se acreditava ser uma única espécie de Irapuru, na verdade, corresponde a um complexo de seis espécies, cinco delas presentes na Amazônia brasileira. As diferenças residem na plumagem e no canto, abrindo novas possibilidades de pesquisa para biólogos.
Leia também
O Irapuru na cultura brasileira
A beleza e o mistério do canto do Irapuru inspiraram o compositor Heitor Villa-Lobos a criar uma sinfonia em 1917. O maestro regional do nascimento da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto explicou que o Irapuru, para Villa-Lobos, representava uma ave mitológica indígena, o deus do amor, que se transformava em um belo índio e, após ser ferido, voltava à sua forma de pássaro, tornando-se invisível. A reportagem completa, com mais detalhes sobre o Irapuru e outras aves com cantos belíssimos, está disponível no Globoplay e no site do Terra da Gente.