Conheça os cantos e escolha o seu favorito! Ouça a coluna ‘CBN Sons da Terra’ com a equipe do Terra da Gente
O programa Sons da Terra da CBN realizou uma enquete com seus seguidores no Instagram para escolher o canto de ave mais bonito entre três opções: Curió, Bicudo e Cardeal do Nordeste (ou Galo de Campina). O Curió venceu com 60% dos votos.
O Curió: Características e Canto
O Curió, uma ave de aproximadamente 12 centímetros, apresenta dimorfismo sexual. O macho possui penas pretas e castanhas, enquanto a fêmea e os filhotes têm plumagem parda. Seu canto é potente e marcante, facilmente reconhecido por observadores de aves. Seu bico curto e grosso é adaptado para alimentação de sementes. Apesar de sua ampla distribuição pelo Brasil, o canto do Curió varia regionalmente, apresentando diferentes “sotaques” dependendo da região.
Variação Regional do Canto
A variação no canto do Curió entre diferentes regiões do Brasil se deve ao fato de que, pertencendo ao grupo das aves oscines, seu canto é aprendido, e não inato. Filhotes aprendem o canto dos pais, podendo ocorrer variações. Outras aves, como os suboscines, já nascem sabendo cantar. Essa característica de aprendizado permite uma maior diversidade de cantos em diferentes populações.
Leia também
Conservação e Tráfico de Animais
O Curió é uma espécie que já esteve próxima à extinção devido ao tráfico de animais silvestres para cativeiro. Embora não seja considerado ameaçado globalmente, sua situação é crítica em Minas Gerais e vulnerável no Paraná. A criação ilegal de Curiós em gaiolas é uma prática prejudicial à espécie e passível de multa. Para quem deseja ter um Curió, a recomendação é adquirir de criadores legalizados e autorizados pelo IBAMA. O canto do Curió, alto e elaborado, serve para atrair fêmeas e defender território, evitando confrontos físicos entre machos.