CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Qual efeito a tarifa zero para importação de 11 alimentos no cotidiano dos consumidores na região?

Medida visa aumentar a oferta de alguns produtos no mercado nacional e forçar uma redução nos preços
Qual efeito a tarifa zero para
Medida visa aumentar a oferta de alguns produtos no mercado nacional e forçar uma redução nos preços

Medida visa aumentar a oferta de alguns produtos no mercado nacional e forçar uma redução nos preços

Na última semana, foi anunciada a implementação da tarifa zero para a importação de diversos alimentos, Qual efeito a tarifa zero para, medida que visa aumentar a oferta desses produtos no mercado nacional e promover a redução de preços para os consumidores.

Produtos com tarifa zero

Entre os alimentos que terão a alíquota zerada estão o óleo de girassol (atualmente com 9% de alíquota), carnes (10%), açúcar (14%), milho (7,2%), massas e macarrão (14%), azeite de oliva (9%) e café (9%).

Impactos regionais: Na região de Franca, onde o café é o principal produto, a tarifa zero deve beneficiar consumidores e fornecedores, já que os principais fornecedores de café para o Brasil são países como França e Suíça, que já tinham custos alterados pelo IPI. Sara Dowry, especialista em comércio exterior, destaca que o consumidor brasileiro poderá sentir essa redução principalmente no preço do café.

Redução no preço do azeite: Na região de São Carlos, que possui produção de oliveiras, o preço do azeite deve cair nos próximos dias. Clayton Ramos, comerciante do Mercadão Central de Ribeirão Preto, afirma que a safra da azeitona no ano passado foi boa e já contribuiu para a queda dos preços, e que a tarifa zero pode reduzir os valores em 15% a 20%, beneficiando consumidores e comerciantes.

Informações adicionais

A tarifa zero para importação de alimentos ainda não teve detalhes sobre a duração da medida ou quais serão os critérios para sua aplicação divulgados.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.