CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Qual o perfil do paciente oncológico que pode ser vacinado contra a Covid-19?

Médico, Doutor Carlos Fruet, explica o que é necessário e quem tem direito; ouça na coluna 'CBN Saúde e Bem Estar'
vacinação covid oncológicos
Médico, Doutor Carlos Fruet, explica o que é necessário e quem tem direito; ouça na coluna 'CBN Saúde e Bem Estar'

Médico, Doutor Carlos Fruet, explica o que é necessário e quem tem direito; ouça na coluna ‘CBN Saúde e Bem Estar’

Pacientes oncológicos e a vacinação contra a Covid-19: um guia prático

Quem tem prioridade na vacinação?

De acordo com o oncologista Carlos Fruete, os pacientes oncológicos com prioridade para receber a vacina contra a Covid-19 são aqueles que fizeram quimioterapia ou radioterapia nos últimos seis meses, e pacientes com cânceres hematológicos, como mieloma, linfoma e leucemia. A priorização se deve ao maior risco de complicações e óbito por Covid-19 nesse grupo, que chega a ser 20% maior que na população geral.

Documentos necessários para a vacinação

Para se vacinar, é necessário apresentar um relatório médico do oncologista, contendo informações sobre a doença, o tipo de tratamento realizado e o tratamento atual (se houver). Os médicos oncologistas estão cientes dessa necessidade e devem fornecer o relatório sem problemas.

Segurança e reações da vacina

Embora os grandes estudos que autorizaram o uso das vacinas contra a Covid-19 não tenham contemplado pacientes oncológicos, as informações disponíveis indicam que as vacinas são seguras e confiáveis para esse público. As reações adversas são semelhantes às da população em geral, sem relatos de reações mais graves em pacientes oncológicos. Pacientes que já contraíram a Covid-19 também devem se vacinar, independente do tempo decorrido desde a infecção, pois a duração da imunidade natural é incerta.

A vacinação de pacientes oncológicos é crucial para reduzir o risco de complicações e óbitos pela Covid-19. A disponibilidade de informações claras e o acesso facilitado à vacinação são fundamentais para proteger esse grupo vulnerável.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.