Confira a análise de David Forli Inocente na coluna ‘CBN Carreiras e Lideranças’
O engajamento dos funcionários é um tema crucial para o sucesso das empresas. Uma pesquisa recente com mais de 120 mil respondentes revelou que a qualidade e a frequência do reconhecimento são fatores determinantes para um maior engajamento.
Reconhecimento e Engajamento: Uma Relação Direta
De acordo com a pesquisa, funcionários que se sentem reconhecidos por suas lideranças com qualidade e frequência demonstram um engajamento 2,5 vezes maior. Mas o que significa engajamento? Engajamento vai além do cumprimento burocrático das tarefas; é quando o funcionário acredita nos valores da empresa e se compromete com sua missão, trabalhando ativamente pela causa da organização.
Cinco Fatores-Chave para o Engajamento
A pesquisa da Pulsis identificou cinco aspectos que contribuem para o aumento do engajamento: 1. Qualidade e frequência do reconhecimento; 2. Clareza nos critérios de remuneração; 3. Oportunidades de desenvolvimento interno; 4. Abertura para novas ideias; e 5. Felicidade no trabalho. A percepção de justiça na compensação e a existência de oportunidades de crescimento profissional são igualmente importantes. A valorização da inovação e a possibilidade de que as ideias dos funcionários sejam consideradas também impactam significativamente o engajamento.
Leia também
A Importância da Experiência com a Liderança
É fundamental que as empresas promovam um ambiente de trabalho positivo, onde os funcionários se sintam valorizados e felizes. A experiência do funcionário com sua liderança impacta diretamente sua experiência na empresa. Funcionários frequentemente deixam suas lideranças, e não as empresas, reforçando a importância de uma gestão que valorize e reconheça seus colaboradores. A felicidade no trabalho está intrinsecamente ligada à percepção de significado no trabalho e à recompensa social que ele proporciona.