CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Quando usar as palavras ‘perda’ e ‘perca’?

Mestra em linguística Lígia Boareto, dá dicas e exemplos do cotidiano para você não errar mais; ouça a coluna 'CBN Papo Certo'
perda e perca
Mestra em linguística Lígia Boareto, dá dicas e exemplos do cotidiano para você não errar mais; ouça a coluna 'CBN Papo Certo'

Mestra em linguística Lígia Boareto, dá dicas e exemplos do cotidiano para você não errar mais; ouça a coluna ‘CBN Papo Certo’

A dúvida sobre o uso de “perca” e “perda” é bastante comum, mesmo entre falantes fluentes da língua portuguesa. Apesar de parecerem sinônimas, essas palavras possuem diferenças importantes de significado e classe gramatical, que podem mudar completamente o sentido da frase.

Perda: Substantivo e Derivação Regressiva

A palavra “perda”, com “d”, é um substantivo que geralmente indica o ato de perder. Tecnicamente, ela é formada por derivação regressiva, ou seja, a partir da forma verbal “perder”, retirando-se a desinência verbal. Exemplos: “O carro sofreu perda total”, “A morte dele foi uma grande perda”. Note que, nesses casos, podemos substituir “perda” por outros substantivos, como “danos” ou “desastre”, mantendo o sentido da frase. Outra dica: é possível adicionar os artigos “a” ou “uma” antes de “perda” (“uma perda de tempo”, “a perda do emprego”).

Perca: Verbo e Ação

“Perca”, com “c”, é a forma verbal do verbo “perder”, conforme a conjugação verbal. Ela indica a ação de perder, e requer um sujeito que pratica ou sofre essa ação. Exemplos: “Não perca a oportunidade!”, “O agricultor não quer perder a produção”. Observe que, ao contrário de “perda”, não podemos colocar artigos antes de “perca”.

Em resumo:

Para escolher entre “perca” e “perda”, analise se a frase indica uma ação (verbo – use “perca”) ou um resultado, algo que se perdeu (substantivo – use “perda”). A possibilidade de substituir a palavra por outro substantivo e a presença de artigos indefinidos (“um”, “uma”) antes da palavra também são fortes indicadores do uso de “perda”. A prática e a leitura constante contribuem para internalizar essas regras e usar as palavras corretamente no dia a dia.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.