Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre
Que a atividade física traz benefícios à saúde, não há dúvidas. Entre os benefícios comprovados estão a redução da pressão arterial, o aumento do colesterol bom, a perda de peso, e a diminuição do risco de diabetes.
Quantidade Ideal de Passos Diários
Por muito tempo, a recomendação era de realizar atividade física em um único período. Atualmente, o conceito de atividade física cumulativa, distribuída ao longo do dia, é amplamente aceito. Pedômetros se tornaram ferramentas úteis para monitorar a atividade física diária.
Estudos sobre o Número de Passos
Um estudo japonês, na década de 2000, apontou que 10 mil passos diários melhoravam a pressão arterial em homens hipertensos. Outros estudos mostraram que essa quantidade de passos também reduzia o risco de doenças circulatórias, promovia bem-estar e perda de peso. Pesquisas mais recentes, uma na Bolívia e outra no Reino Unido, indicaram que populações com alta atividade física (acima de 15 mil passos diários) apresentavam melhor saúde cardiovascular. A pesquisa boliviana mostrou uma idade circulatória 28 anos menor que a de americanos.
Leia também
Recomendações para uma Vida Mais Ativa
Esses estudos sugerem que, no mínimo, 5 mil passos diários são essenciais para a saúde, especialmente se combinados com outros exercícios. A meta ideal seria atingir 7.500 passos. Não há necessidade de se obcecar pelos 10 mil passos, mas caminhar menos que 5 mil significa perder grandes benefícios à saúde. Para aumentar o número de passos, procure caminhar mais, estacionar o carro mais longe e optar pelas escadas em vez do elevador.