CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima dos 40 anos já pode ser agendada

Quem tomou a última dose há pelo menos quatro meses, pode fazer o agendamento no site da prefeitura de Ribeirão Preto
quarta dose vacina covid
Quem tomou a última dose há pelo menos quatro meses, pode fazer o agendamento no site da prefeitura de Ribeirão Preto

Quem tomou a última dose há pelo menos quatro meses, pode fazer o agendamento no site da prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto abriu o agendamento para a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais que receberam a última dose há pelo menos quatro meses. O agendamento é feito pelo site da prefeitura (RibeirãoPreto.sp.gov.br) e começou por volta das 9h30 da manhã, com 15 mil vagas disponíveis para aplicação na segunda, terça ou quarta-feira da semana seguinte.

Agendamento e aplicação da vacina

As 15 mil vagas destinadas a este grupo prioritário foram disponibilizadas para agendamento online. Quem agendar poderá escolher entre segunda, terça ou quarta-feira da próxima semana para receber a dose. A vacinação ocorrerá em 37 postos de saúde da cidade, permitindo que os cidadãos escolham o posto mais próximo de suas residências.

Benefícios da vacinação: Opinião de especialista

O professor e pesquisador da Unesp, Vitor Valente, reforça os benefícios da vacinação, considerando o número de infectados. Ele destaca que o risco de reação grave à vacina é extremamente baixo (menor que 0,00005%), enquanto a chance de internação ou sintomas pós-Covid após a infecção pode chegar a 10%, podendo inclusive desenvolver problemas como diabetes e hipertensão em até 30% dos casos após um ano. Segundo Valente, a literatura científica e agências como a Anvisa, FDA e OMS comprovam a segurança e eficácia das vacinas.

Disponibilidade e próximas etapas

A liberação da vacinação para o grupo de 40 anos ou mais foi recomendada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira anterior, com imunizantes Pfizer e AstraZeneca disponíveis. Em uma primeira etapa, 10 mil vagas foram preenchidas rapidamente. A Secretaria da Saúde continua monitorando a demanda e avaliando a necessidade de novas etapas de vacinação.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.