CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Quarto filhote de onça-pintada nasce no Parque Ecológico de São Carlos

Felina é filha do casal Tabatinga e Koda e ganhou o apelido de "Marruá" inspirado na novela Pantanal
Quarto filhote de onça
Felina é filha do casal Tabatinga e Koda e ganhou o apelido de "Marruá" inspirado na novela Pantanal

Felina é filha do casal Tabatinga e Koda e ganhou o apelido de “Marruá” inspirado na novela Pantanal

O Parque Ecológico de São Carlos anunciou a chegada de uma nova onça-pintada, Quarto filhote de onça, que ainda não foi apresentada ao público, mas deve começar a circular no recinto a partir do dia 9 de maio. A filhote é filha do casal Tabatinga e Kodá, já conhecidos no parque, e irmã mais nova de Tell, que nasceu em julho de 2023 e permaneceu no local até o final do ano passado.

Plano de manejo e conservação: Segundo Rebecca Grego, diretora do Parque Ecológico, as onças fazem parte de um plano de manejo que determina quais animais podem procriar, permanecer no parque ou serem transferidos para outras instituições. Tell foi transferido conforme esse planejamento, e a nova filhote ficará no parque até atingir uma certa idade, quando também será enviada para formar um casal com outro macho em outra associação.

Características da nova onça: A filhote ainda não tem nome oficial, mas é conhecida como Marruá, referência a um personagem da novela Pantanal, devido ao seu comportamento agressivo e cheio de atitude, conforme relata a cuidadora Fabiana Safalon. O pai, Kodá, é descrito como tranquilo, enquanto a mãe é mais agressiva.

Importância da espécie e do parque: A onça-pintada é o maior felino das Américas e está na lista de animais em extinção no Brasil. O Parque Ecológico de São Carlos prioriza a reprodução e preservação de 118 espécies da América do Sul, além de promover a educação ambiental.

Informações adicionais

A apresentação oficial da nova onça ao público está prevista para o dia 9 de maio. O parque reforça a importância da conservação da espécie e o papel do plano de manejo para garantir a sustentabilidade das populações em cativeiro e na natureza.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.