CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quase 10 mil pessoas estão sem água há quatro dias em Brodowski

Para amenizar o problema, a Prefeitura do município tem feito o abastecimento através de caminhões-pipa
falta d'água Brodowski
Para amenizar o problema, a Prefeitura do município tem feito o abastecimento através de caminhões-pipa

Para amenizar o problema, a Prefeitura do município tem feito o abastecimento através de caminhões-pipa

Metade da cidade de Brodosque enfrenta falta de água desde o final de semana devido a uma bomba quebrada em um dos principais postos artesianos. Cerca de 10 mil pessoas dependem de caminhões-pipa para se abastecer.

Impacto na população

Moradores relatam dificuldades para conseguir água. Jennifer Gomes, do bairro Vila Cristal, descreve a situação: “Ontem mesmo tive que ficar até quase meia-noite esperando, aí meu marido conseguiu encher o caminhão-pipa, já era quase meia-noite. É muito cansativo, é muito ruim, às vezes você nem consegue.” A falta de água é recorrente, segundo ela: “Na virada do ano a gente ficou mais ou menos uma semana também sem água nenhuma. Há uns dois anos a gente ficou mais de três meses sem água nenhuma também aqui.”

Comércio afetado

O problema também atinge o comércio local. Ivani Citomás, funcionária de um restaurante no centro da cidade há três anos, afirma que os funcionários estão tendo que se virar para não interromper o serviço: “Funcionários todos colaborando, evitando gastar muito, tendo desperdício, mas a falta de água está na cidade inteira, então é um caso bastante preocupante até. Mas a gente vai vendo o que dá pra fazer aqui. Não está usando máquina de lavar, a lota nada, está sendo tudo feito manual, mais trabalhoso para os funcionários, mas enfim está se virando do jeito que pode.”

Soluções e dificuldades

Gabriel Franco, do serviço autônomo de água e esgoto de Brodosque, explica que a cidade é abastecida por dois grandes postos artesianos, e um deles teve a bomba danificada. O reparo é demorado, levando de quatro a seis dias. A bomba já começou a ser instalada e a previsão é que o abastecimento seja normalizado até a tarde de quarta-feira. A dificuldade em encontrar caminhões-pipa para suprir a demanda também é um problema, com a cidade necessitando de 6 a 7 caminhões diariamente, mas em alguns dias tendo acesso a apenas um. Apesar dos desafios, o departamento está fornecendo água por meio de caminhões-pipa e com apoio de voluntários. A bomba danificada foi enviada para análise para descobrir a causa da quebra.

Com o conserto da bomba, espera-se que o abastecimento de água seja normalizado em toda a cidade até o final da quarta-feira.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.