CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quase metade dos idosos brasileiros investem na Poupança

Facilidade é um dos motivos para a escolha do método pela terceira idade
Poupança idosos Brasil
Facilidade é um dos motivos para a escolha do método pela terceira idade

Facilidade é um dos motivos para a escolha do método pela terceira idade

Ribeirão Preto apresenta um cenário de crescimento significativo na população idosa. Dados recentes apontam que a cidade abriga cerca de 91 mil pessoas com 60 anos ou mais, um aumento de 78% em 15 anos, enquanto o crescimento populacional geral foi de apenas 28,5% no mesmo período. Este crescimento exponencial da população idosa (quase três vezes maior que o crescimento populacional total) supera inclusive a média estadual, que registrou um aumento de 69,69%.

Idosos e Investimentos: A Preferência pela Poupança

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas revelou que a poupança é o investimento preferido por muitos idosos brasileiros. Quase metade dos entrevistados investe neste tipo de aplicação. Segundo o educador financeiro José Vinholi, a simplicidade e a facilidade de acesso e resgate são os principais atrativos da poupança para este público. Apesar de a rentabilidade não ser tão alta quanto em outros investimentos, a segurança e a isenção de impostos oferecem tranquilidade aos idosos, que muitas vezes utilizam a poupança como uma reserva de segurança financeira.

Equilíbrio entre Economia e Qualidade de Vida

A pesquisa também apontou que 46% dos idosos entrevistados priorizam aproveitar a vida a economizar. Vinholi destaca a importância do equilíbrio entre poupar e desfrutar da aposentadoria. Para ele, aqueles que se planejaram financeiramente devem aproveitar os momentos de lazer e descanso, com a segurança de possuírem uma reserva financeira. A pesquisa indica que idosos com investimentos o fazem há cerca de 15 anos, mantendo em média R$ 42 mil guardados. Destes, 30% nunca usaram os recursos, enquanto 23% os utilizam atualmente. A principal justificativa para aqueles que não investem é a falta de dinheiro sobrando.

É importante ressaltar a necessidade de cautela com ofertas de crédito direcionadas a aposentados. Vinholi alerta para os riscos de comprometer a renda com dívidas desnecessárias, aconselhando os idosos a manterem o equilíbrio financeiro para desfrutar de uma aposentadoria tranquila e sem preocupações. A pesquisa demonstra a crescente importância de planejar o futuro, garantindo uma reserva financeira para uma vida mais segura e prazerosa na terceira idade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.