CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Queda de rocha em Capitólio foi causada por ‘evento natural’

Segundo a corporação, não foi identificada ação humana específica que tenha provocado o deslizamento
queda de rocha
Segundo a corporação, não foi identificada ação humana específica que tenha provocado o deslizamento

Segundo a corporação, não foi identificada ação humana específica que tenha provocado o deslizamento

Tragédia em Capitólio: Evento Natural Causou Deslizamento

A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou, em coletiva de imprensa na última sexta-feira, que a queda de rocha em Capitólio, ocorrida em 8 de janeiro, foi causada por um evento natural. De acordo com a corporação, não houve ação humana específica que tenha provocado o deslizamento que resultou em 10 mortes. A perícia apontou que o tombamento do bloco de quartzito se deu em decorrência de um processo natural de desgaste e remodelamento do relevo, comum na região dos cânions de Capitólio.

Recomendações para Melhoria da Segurança

A Polícia Civil apresentou 10 sugestões para melhorar a segurança no local. Entre elas, destacam-se: mapeamento de zonas de risco; redução do número de embarcações nos cânions e restrições ao uso de áreas mais altas pelos barcos para evitar vibrações; aumento da fiscalização e integração entre órgãos de monitoramento e empresas turísticas; e treinamento de equipes locais para evacuação.

Chuvas Intensas e Situação de Emergência

A tragédia ocorreu em um período de chuvas intensas em Minas Gerais. Em janeiro, pelo menos 145 cidades mineiras estavam em situação de emergência devido às fortes tempestades. As chuvas contribuíram para o desprendimento do bloco de pedra, causando a fatalidade.

O desastre em Capitólio reforça a necessidade de medidas preventivas e de um monitoramento constante da região para garantir a segurança de moradores e turistas. As recomendações da Polícia Civil são cruciais para evitar novas tragédias e minimizar os riscos em áreas de relevo complexo e suscetíveis a eventos naturais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.