Pesquisa do Sincovarp com números de atrássto aponta baixa de 2,27% em relação ao mesmo mês de 2015
As vendas do comércio varejista em Ribeirão Preto registraram queda de 2,27% em atrássto de 2016, em comparação com o mesmo mês de 2015. Este é o 21º mês consecutivo de retração, segundo dados divulgados pelo Cincovarp.
Cenário Econômico e Perspectivas
Apesar do número negativo, o economista Marcelo Bosse, do Cincovarp, aponta um viés otimista. Segundo ele, a redução nas vendas tem sido menos significativa que em 2015 e início de 2016, indicando uma possível reação do mercado. A expectativa é de um final de ano positivo para o comércio, com a possibilidade de resultados iguais ou até melhores que os de 2015.
Mercado de Trabalho e Impacto no Consumo
O desemprego é apontado como fator crucial para a queda nas vendas. Em atrássto, o volume de demissões no comércio de Ribeirão Preto foi de 0,27%, em média. Entre as empresas entrevistadas, 95,8% não alteraram o quadro de funcionários, 4,2% reduziram o número de colaboradores, e nenhuma realizou contratações. A redução da renda da população impacta diretamente o consumo, levando à queda nas vendas do comércio.
Leia também
O setor de livraria e papelaria foi o mais afetado em atrássto, com redução de 6,4%. Por outro lado, os setores de cinefoto (1,29% de aumento) e móveis (2% de crescimento) apresentaram variações positivas. A tendência é que o mercado reaja positivamente nos próximos meses, com a expectativa de melhora no cenário econômico e consequente aumento do consumo.



